Cerca de 20 funcionários de uma empresa do bairro Rio Bonito, em Braço do Norte, precisaram ser hospitalizados ontem após um acidente causado por uma reação química.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas apresentavam náuseas e vômitos por conta de intoxicação. A ocorrência foi registrada por volta das 10h. A maioria dos funcionários que tiveram contato com o produto, que segundo os bombeiros seria clorito de sódio, foi levada para o Hospital Santa Teresinha por populares e pela própria empresa. Quatro pessoas foram levadas para o hospital pelos bombeiros.
Em nota, o hospital informou que, devido ao incidente, “o atendimento de urgência e emergência encontrava-se temporariamente comprometido devido à superlotação”. Até o fechamento desta edição, a maioria dos pacientes já tinha sido liberada e o atendimento estava normalizado.
Quando os socorristas chegaram na empresa, o vazamento já tinha sido contido pelos funcionários. Em nota, a Global Casing, que atua no processamento e comercialização de envoltórios naturais de suíno, bovino e ovino, informou que o acidente “foi ocasionado por uma reação química dentro de um pequeno galão plástico, onde, por erro humano consistente na inobservância dos rótulos existentes, ocorreu a mistura de dois reagentes, que por sua vez causaram evaporação do produto, que foi inalado pelos colaboradores próximo ao local, causando intoxicação em graus diversos, a depender da proximidade dos colaboradores do agente”. A nota informou ainda que a empresa “tomou todas as medidas necessárias para garantir a integridade física dos colaboradores, interrompendo a sua produção e evacuando todos do local, prestado os primeiros socorros e acionado também as unidades móveis de saúde e corpo de bombeiros”. A Global Casing ressaltou que acompanhou os trabalhadores atendidos no hospital e que está verificando as causas do acidente, “de modo a garantir que o incidente em questão não volte a ocorrer”.
Fonte: Diário do Sul
Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros