site loader
19 de maio de 2022 3ª Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é realizada em São Ludgero

São Ludgero realizou nesta quarta-feira,18 de maio, ato público em frente a Igreja Matriz, centro da cidade, com apresentação feita pelas crianças que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), fala de autoridades e a partir das 9h30min foi realizada a 3ª Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes com bom número de participantes. As ações que estão acontecendo durante a semana é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Habitação, envolvendo toda a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, e conta com o apoio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Participaram dos eventos em relação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes autoridades, representantes de entidades, instituições de ensino, professores e alunos. As crianças do Cras cantaram a música “Carinho de Verdade” e a terceira caminhada, que contou com o apoio da Polícia Militar, teve como ponto de saída e chegada a praça da Igreja Matriz São Ludgero, passando pelas pontes Rosiney da Silva Walter e Adolfo Schlickmann, na área central da cidade.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Assistente Social Valdira Matias, enfatiza a importância da mobilização do dia 18 de maio e aproveita para reforçar o pedido para que as pessoas físicas e os empresários destinem o percentual legal na declaração do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de São Ludgero. “Com os recursos podemos desenvolver várias ações relacionadas as crianças e adolescentes em São Ludgero”, pontua.

A Assistente Social da Secretaria de Assistência Social e Habitação de São Ludgero, Fernanda Pereira Dias, diz que todas as ações são importantes para mobilizar a sociedade. “O dia é nacional e estamos fazendo a nossa parte”, enfatiza.

O Secretário de Assistência Social e Habitação de São Ludgero, Valcemir Villani, faz questão de agradecer todos os envolvidos, direto e indiretamente, na realização das ações e todos que participaram do ato na praça e caminhada. “A mobilização deve ser abraçada por todos”, reforça.

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, reforçou a importância das pessoas fazerem as denúncias. “Para prevenir a exploração é preciso um engajamento popular e que as pessoas, com conhecimento ou suspeita de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, façam as denúncias às autoridades competentes para que as situações sejam averiguadas”, ressalta o prefeito.

Faça bonito. Denuncie! – Através do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24 horas nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes; Através do Conselho Tutelar, em São Ludgero, pelo fone 3657 1846 ou no Sobreaviso 992100016; Secretaria de Assistência Social no fone 3657 0017; Proteção Especial através do fone 99851 2238; Polícia Militar nos fones 190 – 3651 1855 – 3651 1896 ou ainda através do aplicativo PMSC Cidadão; Corpo de Bombeiros no 193.

Open chat
Entre em contato conosco! =)