NO AR: Programa Madrugada Stylo
Com: Bena Bena
PEÇA SUA MÚSICA
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000

Médica geriatra é contratada para cuidar da saúde do idoso

  • 10 de Outubro de 2017 - 15:44:26
  • Texto: A- A+
Médica geriatra é contratada para cuidar da saúde do idoso

Para cuidar especialmente do público da melhor idade, uma médica geriatra começou a atender a partir de segunda-feira, 09 de outubro, na Unidade Básica de Saúde Benedetta Ottersbach Warmling, em Rio Fortuna.  Mariany Pires Niero (CRM 17822 ) é formada em medicina e fez especialização em geriatria pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).  

Os atendimentos serão realizados nas segundas-feiras pela manhã, com 30 consultas mensais disponíveis.  No entanto, os pacientes serão encaminhados para a especialista após uma avaliação realizada pelo clínico geral ou equipe de enfermagem. “Se houver a necessidade de um melhor diagnóstico e tratamento, será feito o encaminhamento do paciente à médica geriatra. Estamos contentes em proporcionar mais uma especialidade médica na atenção básica, que com certeza, será essencial para promover a saúde dos nossos idosos”, ressalta o secretário de Saúde, Neri Vandresen.    

A profissional também irá fazer visitas domiciliares aos pacientes acamados que não têm condições de se deslocarem até a Unidade de Saúde.   A geriatra Mariany destaca que um dos métodos de trabalho consiste no atendimento periódico de idosos por meio de consultas de rotina, focada nas queixas e doenças mais comuns da terceira idade.  “Este público é particularmente suscetível ao surgimento de doenças crônicas e de incapacidades funcionais. Por isso atuamos na orientação e prevenção, visando um envelhecimento saudável, além de fazer um acompanhamento clínico, com visão multidimensional”, mencionou a profissional.    “Outro objetivo da geriatria é preservar a autonomia e a funcionalidade do paciente idoso apesar das limitações impostas pelo envelhecimento e comorbidades, bem como auxiliar na reabilitação de incapacidades reversíveis já estabelecidas”, completou a geriatra.  

A contratação da profissional foi motivada pela grande demanda de atendimentos ao público da 3º idade. “Rio Fortuna conta com um número significativo de idosos, aliás, a cidade foi considerada através de um estudo, uma das melhores do país para se viver, representando em 1998 a maior expectativa de vida do país: 73,8 anos. Em 2013 o índice de longevidade configurou 75,8 anos, apresentado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)”, destaca o prefeito Lindomar Ballmann. “Queremos oferecer mais qualidade de vida aos nossos munícipes, e a contratação de especialistas garantem um atendimento especializado, a fim de realizar o tratamento correto e evitar agravamentos na saúde”, completa o prefeito.

Além da médica geriatra, a Unidade Básica de Saúde conta atualmente com profissionais especialistas nas áreas de pediatria, ginecologia, psiquiatria, psicologia, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, clínica geral e nutrição.


Últimas Notícias

Novo Conselho Municipal de Saúde é empossado
Decisão judicial garante conclusão de pavimentação na Serra do Corvo Branco
Centro cirúrgico está fechado desde sexta em Laguna
Mais de 80% dos pontos das praias de SC estão próprios para banho
Ver outras notícias
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000
COMERCIAL (48) 3658-2460