NO AR: Programa Madrugada Stylo
Com: Bena Bena
PEÇA SUA MÚSICA
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000

Médica geriatra é contratada para cuidar da saúde do idoso

  • 10 de Outubro de 2017 - 15:44:26
  • Texto: A- A+
Médica geriatra é contratada para cuidar da saúde do idoso

Para cuidar especialmente do público da melhor idade, uma médica geriatra começou a atender a partir de segunda-feira, 09 de outubro, na Unidade Básica de Saúde Benedetta Ottersbach Warmling, em Rio Fortuna.  Mariany Pires Niero (CRM 17822 ) é formada em medicina e fez especialização em geriatria pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).  

Os atendimentos serão realizados nas segundas-feiras pela manhã, com 30 consultas mensais disponíveis.  No entanto, os pacientes serão encaminhados para a especialista após uma avaliação realizada pelo clínico geral ou equipe de enfermagem. “Se houver a necessidade de um melhor diagnóstico e tratamento, será feito o encaminhamento do paciente à médica geriatra. Estamos contentes em proporcionar mais uma especialidade médica na atenção básica, que com certeza, será essencial para promover a saúde dos nossos idosos”, ressalta o secretário de Saúde, Neri Vandresen.    

A profissional também irá fazer visitas domiciliares aos pacientes acamados que não têm condições de se deslocarem até a Unidade de Saúde.   A geriatra Mariany destaca que um dos métodos de trabalho consiste no atendimento periódico de idosos por meio de consultas de rotina, focada nas queixas e doenças mais comuns da terceira idade.  “Este público é particularmente suscetível ao surgimento de doenças crônicas e de incapacidades funcionais. Por isso atuamos na orientação e prevenção, visando um envelhecimento saudável, além de fazer um acompanhamento clínico, com visão multidimensional”, mencionou a profissional.    “Outro objetivo da geriatria é preservar a autonomia e a funcionalidade do paciente idoso apesar das limitações impostas pelo envelhecimento e comorbidades, bem como auxiliar na reabilitação de incapacidades reversíveis já estabelecidas”, completou a geriatra.  

A contratação da profissional foi motivada pela grande demanda de atendimentos ao público da 3º idade. “Rio Fortuna conta com um número significativo de idosos, aliás, a cidade foi considerada através de um estudo, uma das melhores do país para se viver, representando em 1998 a maior expectativa de vida do país: 73,8 anos. Em 2013 o índice de longevidade configurou 75,8 anos, apresentado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)”, destaca o prefeito Lindomar Ballmann. “Queremos oferecer mais qualidade de vida aos nossos munícipes, e a contratação de especialistas garantem um atendimento especializado, a fim de realizar o tratamento correto e evitar agravamentos na saúde”, completa o prefeito.

Além da médica geriatra, a Unidade Básica de Saúde conta atualmente com profissionais especialistas nas áreas de pediatria, ginecologia, psiquiatria, psicologia, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, clínica geral e nutrição.


Últimas Notícias

CONFAZ-M/SC busca integração de sistema entre Municípios e Estado no combate à sonegação fiscal
Beto Campos foi campeão contra o Inter
Salvaro tem 20 dias para iniciar cumprimento de destinação de resíduos de construção
São Ludgero participou de Congresso Técnico para realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina
Ver outras notícias
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000
COMERCIAL (48) 3658-2460