NO AR: Programa Bom Dia Stylo
Com: Bena Bena
PEÇA SUA MÚSICA
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000

Inscrições para o curso de produção de cerveja artesanal terminam nesta quarta

  • 13 de Junho de 2018 - 06:54:14
  • Texto: A- A+

A receita é a mesma há mais de dez mil anos: água, malte, lúpulo e levedura. Essa é a fórmula da bebida alcoólica mais popular do mundo – a cerveja. Mais de 150 bilhões de litros de cervejas são produzidos todos os anos no mundo.

Neste cenário otimista, a Unisul de Tubarão está com inscrições abertas até esta quarta-feira (13), para o curso de extensão em Produção de Cerveja Artesanal, com carga horária de 16 horas.

Segundo Robson Galvani, que atua na Gestão de Relacionamento com o Mercado, o curso introduz o aluno no mundo das cervejas artesanais, dando-lhe clareza sobre as matérias primas utilizadas e todo o processo de produção. “Ao realizá-lo, o aluno tem a oportunidade de participar na prática dos principais processos, conhecer a história, estilos e escolas de cervejaria no mundo, além de conhecer algumas técnicas de degustação, análise e harmonização da cerveja”, ressalta.

Com a fabricação de mais de 24 bilhões de litros anuais, os brasileiros ocupam o 3º lugar em produção e consumo da bebida no mundo. Com números tão expressivos, o Brasil, contrariando a estagnação econômica dos últimos anos, encerrou o ano de 2017 com 679 fábricas de cervejas, 37% a mais em relação a 2016. Grande parte desse boom industrial deve-se às cervejas artesanais, que crescem mais de 14% ao ano.

Cada vez mais as cervejas artesanais vêm ganhando espaços nas prateleiras de supermercados, em lojas especializadas e no gosto dos consumidores em geral.  “Além de participar e conhecer os processos de produção, o participante conhecerá um novo negócio de que gosta, lucrativo e pode até empreender”, avalia Robson.

A venda das cervejas tradicionais caiu 10%. A contabilidade cervejeira em solo brasileiro mostra um faturamento de mais de 70 bilhões de reais anualmente, com 2,2 milhões de empregos e participação de 1,6% do PIB.

Além disso, o mercado da cerveja artesanal vive uma de suas melhores fases em Santa Catarina. O Estado possui o equivalente a uma cervejaria para cada 89,7 mil habitantes, a segunda melhor proporção do país conforme a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). E a tendência é crescer ainda mais. Especialistas do setor e até empresários têm a expectativa de crescimento de 20% e 25% até dezembro. Se a projeção se concretizar, o Estado que hoje é casa para 78 cervejarias terminará 2018 com pelo menos 100.

 


Últimas Notícias

Homem é agredido com golpe de facão e vai parar em Hospital
Jovem envolvido em seis mortes em Criciúma é preso
Polícia Militar inicia às atividades da Semana Nacional de Trânsito
Administração Municipal de São Ludgero e moradores do bairro Encosta do Sol se reúnem para tratar das pavimentações
Ver outras notícias
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000
COMERCIAL (48) 3658-2460