NO AR: Programa Madrugada Stylo
Com: Bena Bena
PEÇA SUA MÚSICA
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000

Cresol oferece linhas de crédito para investimento em energias renováveis

  • 11 de Outubro de 2017 - 14:12:50
  • Texto: A- A+
Cresol oferece linhas de crédito para investimento em energias renováveis

Com o objetivo de tornar as propriedades autossustentáveis, a Cresol Rio Fortuna oferece aos associados linhas de crédito para investir na produção de energia renovável. O investimento pode ser feito nas propriedades rurais, em empresas ou em residências. O sistema de energia solar fotovoltaica, uma das opções de energias renováveis, foi apresentado aos associados de Grão-Pará nesta terça-feira, 10 de outubro. Em Rio Fortuna o encontro foi em setembro.

Para os associados que se encaixam no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), há a opção de utilizar a linha Pronaf ECO, que inclui a produção de energias renováveis e a regularização de unidades familiares nas questões ambientais. “Os juros são de 2,5% ao ano com o pagamento em até 12 anos. O produtor pode financiar até R$ 165 mil”, informa a técnica agrícola da Cresol, Maira Sehnem Silvano May. Para aqueles que não se enquadram no Pronaf, a Cresol dispõe de uma linha de crédito própria, com juros ainda mais baixos. “São 1,5% ao ano com até 60 meses para pagar”, destaca Maira.

O sistema fotovoltaico capta energia solar por meio de placas solares. A produção não consumida na propriedade é jogada na rede da distribuidora e pode ser compensada nos meses em que a produção própria não é suficiente. “Se eu produzo mais no verão, o excedente é jogado na rede e pode ser compensado no inverno, quando a produção de energia é menor. Eu não recebo o dinheiro de volta, mas sim a energia”, explica a técnica agrícola. As placas são instaladas conforme a necessidade de consumo de cada propriedade. O investimento, de acordo com a técnica agrícola, se paga em 72 meses. “As propriedades aqui gastam de R$ 2 a 3 mil por mês de energia elétrica. Ao invés de pagar isso pra distribuidora, pagam o financiamento e depois de seis, sete anos esse valor torna-se lucro para elas”, explica.

Os recursos disponíveis podem ser utilizados para a implantação de qualquer sistema de produção de energia elétrica renovável. Mais informações podem ser obtidas na agência da Cresol em Rio Fortuna, pelo telefone 3653-1342, ou no Posto de Atendimento de Grão-Pará, pelo telefone 3652-1255.


Últimas Notícias

CONFAZ-M/SC busca integração de sistema entre Municípios e Estado no combate à sonegação fiscal
Beto Campos foi campeão contra o Inter
Salvaro tem 20 dias para iniciar cumprimento de destinação de resíduos de construção
São Ludgero participou de Congresso Técnico para realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina
Ver outras notícias
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000
COMERCIAL (48) 3658-2460