NO AR: Programa Madrugada Stylo
Com: Bena Bena
PEÇA SUA MÚSICA
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000

Cresol oferece linhas de crédito para investimento em energias renováveis

  • 11 de Outubro de 2017 - 14:12:50
  • Texto: A- A+
Cresol oferece linhas de crédito para investimento em energias renováveis

Com o objetivo de tornar as propriedades autossustentáveis, a Cresol Rio Fortuna oferece aos associados linhas de crédito para investir na produção de energia renovável. O investimento pode ser feito nas propriedades rurais, em empresas ou em residências. O sistema de energia solar fotovoltaica, uma das opções de energias renováveis, foi apresentado aos associados de Grão-Pará nesta terça-feira, 10 de outubro. Em Rio Fortuna o encontro foi em setembro.

Para os associados que se encaixam no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), há a opção de utilizar a linha Pronaf ECO, que inclui a produção de energias renováveis e a regularização de unidades familiares nas questões ambientais. “Os juros são de 2,5% ao ano com o pagamento em até 12 anos. O produtor pode financiar até R$ 165 mil”, informa a técnica agrícola da Cresol, Maira Sehnem Silvano May. Para aqueles que não se enquadram no Pronaf, a Cresol dispõe de uma linha de crédito própria, com juros ainda mais baixos. “São 1,5% ao ano com até 60 meses para pagar”, destaca Maira.

O sistema fotovoltaico capta energia solar por meio de placas solares. A produção não consumida na propriedade é jogada na rede da distribuidora e pode ser compensada nos meses em que a produção própria não é suficiente. “Se eu produzo mais no verão, o excedente é jogado na rede e pode ser compensado no inverno, quando a produção de energia é menor. Eu não recebo o dinheiro de volta, mas sim a energia”, explica a técnica agrícola. As placas são instaladas conforme a necessidade de consumo de cada propriedade. O investimento, de acordo com a técnica agrícola, se paga em 72 meses. “As propriedades aqui gastam de R$ 2 a 3 mil por mês de energia elétrica. Ao invés de pagar isso pra distribuidora, pagam o financiamento e depois de seis, sete anos esse valor torna-se lucro para elas”, explica.

Os recursos disponíveis podem ser utilizados para a implantação de qualquer sistema de produção de energia elétrica renovável. Mais informações podem ser obtidas na agência da Cresol em Rio Fortuna, pelo telefone 3653-1342, ou no Posto de Atendimento de Grão-Pará, pelo telefone 3652-1255.


Últimas Notícias

Novo Conselho Municipal de Saúde é empossado
Decisão judicial garante conclusão de pavimentação na Serra do Corvo Branco
Centro cirúrgico está fechado desde sexta em Laguna
Mais de 80% dos pontos das praias de SC estão próprios para banho
Ver outras notícias
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000
COMERCIAL (48) 3658-2460