NO AR: Programa Balanço Geral
Com: Alexandre Frazão Alexandre Frazão
PEÇA SUA MÚSICA
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000

As denúncias feitas pelas pessoas de bem ajudam em muito as polícias, Militar e Civil, no combate a criminalidade em São Ludgero

  • 10 de Agosto de 2018 - 17:34:50
  • Texto: A- A+

Se você mora em um bairro ou comunidade do interior de São Ludgero e percebe que existe movimentação estranha em uma residência, ou pessoas e veículos estão circulando de forma suspeita ou diferente do comum, não pense duas vezes em ligar para as polícias Militar ou Civil. A atitude de passar a informação de imediato, mesmo com dúvidas, pode inibir uma ação de bandidos se preparando para um futuro furto, ou ainda, contribuir para que muitos lares não sejam destruídos pelo vício em drogas ilícitas.

Em 2017, São Ludgero colocou em prática, com apresentação para a comunidade através de evento público, o Projeto “Segurança Cidadã”, visando uma integração maior entre poder público/privado, entidades, órgãos de segurança e famílias. A cidade conta, atualmente, com uma Delegacia de Polícia Civil e um Destacamento da Polícia Militar, ambos com boas estruturas físicas, veículos e equipamentos. É verdade que o efetivo é reduzido, mas disposto a alcançar resultados muito positivos contra a criminalidade, contribuindo para que as pessoas de bem tenham mais segurança de forma geral. Dentro desta linha de integração, já está funcionando Redes de Vizinhos, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e um total de 35 câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade, consideradas pelas polícias rotas de possíveis fugas.

A presidente do Conseg de São Ludgero, Fernanda Tomaz, lembra que com informações partindo dos bairros e comunidades as polícias conseguem desenvolver o trabalho com maior rapidez, acelerar o tempo resposta. “As denúncias são anônimas e muitas vezes uma informação considerada simples ou talvez não útil pelo cidadão comum, para as polícias pode ser a solução de uma investigação ou a informação que faltava para uma ação contra drogas”, ressalta. Ela completa dizendo que quanto mais pessoas repassarem informações para as polícias, maiores serão as ferramentas e os resultados positivos em relação à construção de uma cidade mais segura. “Nossa cidade possui 12 mil habitantes e somente com uma forte e inteligente integração entre comunidade, setor público e órgãos de segurança é possível proteger as pessoas de bem”, alerta.

Sobre o assunto segurança, o prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a Administração Municipal de São Ludgero está cumprindo na prática com aquilo que se propôs perante a população na área de segurança. “Estamos oportunizando ferramentas às polícias Militar e Civil para melhor realizarem seus trabalhos”, pontua. Ele endossa as palavras da presidente do Conseg, dizendo que as pessoas devem fazer a sua parte denunciando algo considerado suspeito. O prefeito esclarece que o Governo do Estado de Santa Catarina está em dívida com São Ludgero em relação a mais efetivos. “A comunidade de São Ludgero já demonstrou por várias vezes, na prática, inclusive, financeiramente, que contribui muito para as melhoras estruturais das polícias Civil e Militar. Além do setor público, a própria Cegero já fez grandes investimentos visando uma maior segurança da comunidade. O Governo do Estado está em débito com nosso município”, reforça. Ele conclui fazendo referência positiva em relação ao suporte dado pela Guarnição Especial de Braço do Norte, no caso da Polícia Militar, e a Delegacia Regional de Braço do Norte, referente a Polícia Civil. “Nas conversas com as equipes que atuam em São Ludgero, é reforçado que quando necessitam de apoio, recebem o suporte regional e isso também é importante no combate aos bandidos”, resume.

Os números que você pode precisar ou queira repassar informações:

Polícia Militar do Estado de Santa Catarina

Polícia Militar – 190

Destacamento Polícia Militar de São Ludgero – 3651 1856 (Período diurno)

Guarnição Especial de Braço do Norte – 3651 1896 (24 horas)

Polícia Civil do Estado de Santa Catarina

Polícia Civil – 197

Denúncias – No 181 e WhatsApp (048) 988440011

Delegacia de Polícia Civil de São Ludgero – 3657 1195 (Das 12 às 19 horas)

Delegacia da Comarca da Polícia Civil de Braço do Norte – 3658 2071

 


Últimas Notícias

Avaí rescinde contrato com Martinuccio e deve contratar
Semana da Família encerra com atrações no Florestal
SC-108: servidores municipais, vereadores e voluntários de Santa Rosa de Lima e de Anitápolis participam de mutirão de manutenção da rodovia
Mazola muda cinco posições e confirma time para jogo decisivo de amanhã
Ver outras notícias
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000
COMERCIAL (48) 3658-2460