NO AR: Programa Saudade Sertaneja
Com: Tita Tita
PEÇA SUA MÚSICA
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000

Agricultores de São Ludgero começam a descobrir os benefícios do plantio direto de forragem para o inverno

  • 16 de Abril de 2018 - 15:35:35
  • Texto: A- A+

Com a conquista pelo Município de São Ludgero de uma Semeadeira Adubadeira para Grãos Finos junto a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, os agricultores este ano começaram a descobrir a eficiência do implemento e também a economia em relação ao volume de sementes utilizadas com a realização do plantio direto de aveia e azevém para o inverno, se comparado ao sistema tradicional.

O Dia de Campo realizado no dia 27 de março que abordou o tema pastagens para o inverno, na propriedade de Afonso Bloemer, localizada na comunidade do Mar Grosso, mostrou na prática aos agricultores e técnicos, os benefícios ao utilizarem o implemento que já está à disposição das famílias rurais. O Agente de Extensão Rural, do Escritório da Epagri de São Ludgero, Igor Franz Ditter, acompanhado do colega João Paulo Reck que é Coordenador Pecuário, do Médico Veterinário Lúcio Teixeira, bem como de técnicos da empresa Agrowerner, explanaram sobre a forma de utilização, os benefícios práticos alcançados e sanaram todas as dúvidas que surgiram em relação as pastagens de inverno, plantio direto e as regulagens do implemento. Além da utilização de um volume menor de sementes, com o plantio direto não precisa mais arar, gradiar e ainda é possível realizar sobre as pastagens de verão, diferente da forma tradicional de lanço.

Igor explica que a Administração Municipal de São Ludgero, através da Secretaria de Agricultura, com o empenho do Secretário Paulo Sérgio Lorezentti, fizeram a parte que cabe a eles, ou seja, conseguir o importante implemento e num segundo momento entrou em ação a Epagri e seus técnicos junto aos agricultores no sentindo de oportunizarem os melhores resultados possíveis com a utilização. “Isso é parceria e nesse trabalho é preciso evidenciar, também, a participação do Conselho de Desenvolvimento Rural”, pontua.

Durante o Dia de Campo, os agricultores puderam perceber o desenvolvimento da aveia plantada com o equipamento no dia 14 de março. “Todos puderam presenciar os resultados positivos em relação ao desenvolvimento, minimização de erosão e rendimento”, detalha Igor. Ele aproveita para lembrar que está sendo tratado pela Epagri no município, e que merece atenção dos agricultores, a questão envolvendo análise e correção do solo. “Os agricultores precisam estar atentos em relação perda de eficiência do solo e a adubação correta. Estamos à disposição”, alerta.

Agendamentos devem ser feitos com o agricultor Afonso Bloemer, que ficou responsável pelo implemento, pelo fone 99978 8310. O próximo Dia de Campo a ser realizado pela Epagri, Escritório de São Ludgero, será no mês de junho.

 


Últimas Notícias

Polícia Civil apreende pés de maconha em Orleans
Pagamento do 13º salário injeta R$ 211,2 bilhões na economia
Conferência Municipal debate direitos das crianças e adolescentes
IFSC abre inscrições para o Ensino Médio Técnico
Ver outras notícias
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000
COMERCIAL (48) 3658-2460