NO AR: Programa Balanço Geral
Com: Alexandre Frazão Alexandre Frazão
PEÇA SUA MÚSICA
PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000

Atores fazem protesto contra fim do DRT. 'Não ao retrocesso', pede Gloria Pires

10 de Abril de 2018 - 09:06:33
Famosos se reuniram em combate ao projeto que pode extinguir a exigência do regisro profissional do artista

Sucesso como a personagem Beth na novela "O Outro Lado do Paraíso", Gloria Pires se reuniu com diversos artistas em um protesto contra a possível decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que poderá "acabar com a obrigatoriedade de diploma ou certificado de capacitação para o exercício das profissões de artista e técnico em espetáculos de diversões", conhecido como DRT. "Não ao retrocesso. Viva a cultura e a arte", pediu a mãe coruja de Cleo Pires, Antonia, Ana e Bento Morais.

 

MARIETA SEVERO, ISABELLA SANTONI E MAIS ARTISTAS EM PROTESTO

O evento, realizado no Teatro XP, no Jockey Club, na zona sul do Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (09), ainda contou com a presença de Marieta Severoque vive a malvada Sophia na trama das 21hÂngela Vieira, Andréa Beltrão, Renata Sorrah, Isabella SantoniLázaro RamosCissa GuimarãesJulia LemmertzMouhamed HarfouchCaco CioclerAndré GonçalvesNando RodriguesAlessandra Negrinino ar como a vilã Susanaem "Orgulho e Paixão", entre outros nomes.

 

ENTENDA O CASO

Em 2013, ministra Carmem Lúcia, hoje presidente do Tribunal Superior Eleitoral, levantou o projeto que pode acabar com a obrigatoriedade do BRT e a votação acontece no senado no próximo dia 26 de abril. Em seu ponto de vista, regulamentação vai em oposição à liberdade de expressão da atividade artística com a liberdade profissional e com o pleno exercício dos direitos culturais previstos na Constituição Federal.

FAMOSOS LUTAM NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais também se tornaram cenário de protesto de alguns famosos. "Gente, o que está acontecendo? Um país que não vê a importância na cultura e na arte só pode estar em guerra com sua própria condição de civilização. O caminho não pode ser este", reclamou Vanessa Gerbelli, também presente no encontro com artistas. Apoiadora do movimento, Drica Moraes se manifestou em seu perfil: "É o desmantelamento de um trabalho de classe construído a duras penas ao longo de anos! O indivíduo não precisa acessar escolas caras para ser artista reconhecido. Ele precisa de continuidade dos seus estudos técnicos profissionais e de apresentações públicas contínuas e reconhecidas".

'SER ATOR NÃO É OBA OBA', DISPAROU LORENA COMPARATO

Lorena Comparato, que viveu a personagem Vanessa na novela "Rock Story", contou um pouco de sua trajetória artística em apoio à campanha. "Estudo teatro desde os 6 anos na escola, fiz cursos a vida toda com grandes profissionais, me formei em comunicação, mas consegui meu DRT com comprovação de trabalhos amadores com o provisório e comprovação de trabalhos profissionais. Não vamos retroceder! Não ser mais sindicalizada quer dizer não mais ser reconhecida como uma profissional. Ser ator não é oba oba, requer estudo, sim, requer determinação, sim", declarou. Murilo Benício e a mulher, Débora FalabellaMateus Solano e mais grandes nomes também apoiam a causa.

(Por Rahabe Barros) PurePeople

Fotos

Comentários

PARTICIPE AO VIVO (48) 3658-4000
COMERCIAL (48) 3658-2460